Páginas

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

A MAIOR TRAGÉDIA QUE POSSA EXISTIR

As Filipinas enfrentou no 8 de Novembro um Tufão que deixou milhares de morto. É um país formado por mais de 7 mil ilhas, exatamente no corredor dos tufões. Em média, são 25 a cada ano, mas o Tufão intitulado Haiyan foi o pior de todos, foi uma das tempestades mais fortes já registradas, com ventos acima de 320 quilômetros por hora.
As autoridades das Filipinas elevaram o número de mortos, devido ao tufão Haiyan, para 5.209. Em seu último informe, o Conselho Nacional de Gestão e Redução de Risco de desastre aumentou ainda para cerca 23.500 o número de feridos e para 1.600 o de desaparecidos. O órgão também indicou que 10,3 milhões de pessoas foram afetadas pelo tufão.
É comovente ver os relatos de vítimas que perderam seus familiares, que com um sentimento de impotência por não puderem fazer nada para mudarem a atual realidade. A dificuldade não terminou com fim da tempestade, pois suas consequências são catastróficas, onde a população sente a dor da perda, estão sem moradia, e ainda lutam para conseguir alimento e água potável. Não seria surpresa alguém falar que preferiria ter morrido a continuar com a vida.
Tudo isso é uma verdadeira tragédia, sem dúvida algo inesquecível que deixará inúmeras cicatrizes na alma. Contudo, quero fazer menção de uma TRAGÉDIA AINDA MAIOR, com o intuito de estarmos apercebidos por está verdade que muitos ignoram.  A maior tragédia na vida por pior que pareça, não é uma catástrofe com milhares de mortes, também não se trata de um acidente cujas vítimas perderam suas vidas. Ainda que tudo isso realmente sejam tragédias, podemos mencionar uma ainda maior.
Entenda bem que os acontecimentos acima realmente são tragédias e muito dolorosas, mas a maior em que faço menção se trata de uma tragédia ainda em vida, ME REFIRO AO HOMEM SEM DEUS. O homem foi criado para Deus, e quando o mesmo se encontra sem o seu Criador, tudo perde o sentido. Tudo se torna vão. Não importa quais as conquistas, ou sucesso alcançado aqui quando não se tem a pessoa de Jesus Cristo. O homem só tem sentido quando está em Deus. Não existe outro bem maior. Jo.1:3 Diz “Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez.” É por isso que Agostinho de Hipona disse: “Fizeste-nos, Senhor, para Ti, e o nosso coração anda inquieto enquanto não descansar em Ti”.
A maior tragédia está na vida do homem sem Deus, principalmente se o mesmo caminha rumo à morte sem compromisso com Deus e sua Palavra. Isto é, a maior vitória não é conquistar uma boa moradia aqui por mais aconchegante que ela seja; a maior vitória é fazer parte do corpo de Cristo que prometeu uma moradia celestial. (Leia Jo.14:1-3)
Portanto, não desperdice sua vida esquecendo-se do principal, que nos dá a garantia da Vida Eterna, isto é, Deus. A Bíblia diz em Mt.16:26 “Pois que aproveita ao homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou que dará o homem em troca da sua alma?”
Entenda, a grande importância não está em si na maneira que morremos, se trágica ou não, mas se de fato estamos preparados para esse dia. Com isso, não entristeça o seu coração, aquele que está em Cristo sempre tem um final feliz.

Deus abençoe a todos e console e dê força aos Filipinos nesse momento de tamanha dor.

sábado, 16 de novembro de 2013

ALEGRIA, VOCÊ TEM?

Somos dotados de sentimentos, e diversos. Há quem fique triste, arrependido, convicto, inseguro, ou seguro, com medo, ódio, raiva, rancor, desespero, amor, alegria, etc.
A Carta de Paulo aos Filipenses é denominada a “Epístola da Alegria”. Essa carta foi escrita na prisão e embora isso pudesse contribuir para escrever palavras que expressassem sentimentos de tristeza e angústia devido o locar da escrita, vemos o contrário, já que palavras relacionadas a alegria aparecem 21 vezes no decorrer de tão somente 4 capítulos.
Muitas pessoas procuram de tudo para serem felizes. Buscam a alegria nas drogas, nos prazeres carnais, no dinheiro, na fama, entre outas coisas, mas não sabem que a verdadeira alegria que proporciona felicidade ao coração do homem não está ligado a nada disso. Embora isso possa proporcionar certo prazer, não se compara com a verdadeira e plena ALEGRIA que vem de Deus, do Senhor Jesus. Tão somente em Cristo o homem pode preencher o vazio que há em seu coração.
Isso não significa que o cristão não sofra, ou não fique triste. Na verdade, é que a alegria que vem de Cristo, não depende das circunstâncias, isto é, o verdadeiro cristão, não precisa que tudo de certo para ser feliz, pois Jesus é melhor do que tudo, Ele é o suficiente, que por sua vez concede o que cada cristão precisa.
Em Fp.4:4 está escrito, “Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos”. Embora a carta esteja sendo escrita de uma prisão, a alegria é um tema predominante. A alegria de Paulo está baseada no seu relacionamento com Cristo. Os cristãos precisam aprender a confiar em Jesus e saber que mesmo nos momento mais difíceis, Cristo está reinando.
A Alegria não pode ser um resultado de circunstâncias exteriores, mas da força interior que vem de Deus. Podemos relembrar o que disse o profeta Habacuque: Hb.3:17-18 “Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide, ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimentos, ainda que as ovelhas da malhadas sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado; Todavia eu me ALEGRAREI no SENHOR; exultarei no Deus da minha salvação.
A Bíblia diz que podemos nos alegrar até mesmo nas aflições como está escrito em 1Pe.4:12 “Mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo, para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e alegreis.
É por isso que no último capítulo Paulo menciona sua total dependência de Deus quando diz: Fp.4:10-13 “Ora, muito me regozijei no Senhor... Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho. Sei estar abatido, e sei também ter abundância, em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade. Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece”
Portanto, se você quer a verdadeira alegria, entregue-se a Jesus e alegre-se, mas alegre-se no Senhor. 
Deus abençoe a todos.