Páginas

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

MAIS IMPORTANTE QUE OS SENTIMENTOS É O QUE SE FAZ NECESSÁRIO

A vida não pode ser levada tão somente pelos sentimentos, mas pelas decisões tomadas em face daquilo que é necessário.
O nosso estado emocional é algo surpreendente que nos leva a situações muitas vezes inimagináveis. Por isso, é muito importante que todos nós tenhamos equilíbrio quanto aos sentimentos na tomada de decisões que se fazem necessárias, para que não sejam descartadas, e muito menos menosprezadas aquilo que é vital para cada um de nós.
Os valores contidos na Palavra de Deus são distintos daqueles que o mundo transmite. Assim sendo, nem tudo aquilo que nos dá prazer é de fato o que Deus realmente quer para nós. É embasado em tal afirmativa equivocada que muitos tem conduzido a vida pensando que estão tendo a aprovação de Deus, quando na verdade estão afundados na prática pecaminosa e cegos ao ponto de não enxergar o caminho certo a seguir.
Temos na Bíblia determinados mandamentos que estão alem daquilo que desejamos ou sentimos por nós mesmos o desejo de praticar. É por isso que nossas atitudes não devem estar na dependência daquilo que sentimos, mas daquilo que precisamos fazer. Quando Jesus nos diz que devemos amar nossos inimigos, não espera que isso tenha como ponto de partida o nosso sentimento, pelo contrário, antes de tudo, a nossa decisão está naquilo que se faz necessário. É por isso que amar é mais que sentimento, é uma decisão.
A quem diga que não tem o desejo de orar, de ler a Bíblia, ou de ir a Igreja. Precisamos entender que é muito mais que sentimentos, é uma questão de necessidade. Ninguém toma um medicamento de gosto ruim, ou faz um tratamento doloroso porque sente o desejo de fazê-lo, antes porque é necessário. Sabemos que o nosso estado pecaminoso nos levará a desejar tudo aquilo que não provem de Deus, e a desprezar as decisões que de fato precisarão ser tomadas. Impulsionados por determinados sentimentos, há quem mate, adultere, se vingue, humilhe e tenha atitudes destruidoras.
No Getsêmani Jesus orou pedindo que se possível passasse Dele aquele cálice (Morte de Cruz e a Ira de Deus), pois seu sentimento pelo que haveria de enfrentar era o desejo de parar, contudo, Ele mesmo disse, que todavia deveria ser feita a vontade de Deus, uma vez que essa vontade era necessária.
Logo, podemos concluir com a seguinte pergunta: Temos conduzido nossa vida tão somente pelo que desejamos ou pelo que se faz necessário? Lembrando que nem sempre o que desejamos é de fato o que Deus quer, e que aquilo que se faz necessário é realmente o que desejamos. Que Deus pela sua imensa graça, faça nascer em nós sentimentos que estejam em comum acordo com a sua vontade.
Que Deus abençoe a todos.

terça-feira, 7 de outubro de 2014

PENSAMENTOS QUE TRAZEM VITÓRIA

“Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.” (Fp.4:8)
A nossa mente recebe inúmeras informações diariamente. O que precisamos saber é que aquilo que pensamos tem grande influência em nossas vidas. Tudo o que temos em mente influencia o nosso comportamento, a fé, desejos, planos, enfim, o dia a dia de cada indivíduo.
Quando alguém traz em sua mente traumas de uma infância, ou pensamentos atormentadores, tais pensamente afetam prejudicialmente determinadas pessoas. O que é totalmente diferente com alguém quando cresce em um lar cheio de amor e de superações.
O que pensamos determina nossa maneira de encarar a vida. Existem muitos que tem uma enorme dificuldade em enxergar uma solução para o problema que está enfrentando. Sua mente está cativa em uma visão somente de derrota, que não consegue ver além das circunstâncias. Já outros, mesmo que estejam enfrentando os mesmos problemas, conseguem ver que dias melhores virão, porque os pensamentos que ocupam sua mente são diferentes. Francis Schaeffer diz:A batalha espiritual, a perda da vitória, está sempre no mundo dos pensamentos.”
Não é por um acaso que Paulo dá uma instrução aos Filipenses quanto ao que deveriam pensar. Isso nos ensina que devemos ter uma mente organizada e equilibrada para saber reter aquilo que é proveitoso.
Não é difícil encontrarmos pessoas que ficam enaltecendo seus problemas. Ficam enchendo seus pensamentos tão somente com as dificuldades e se esquecem do que Deus é poderoso para fazer. Quanto mais prestigiarmos nossos problemas, menos contemplaremos o poder de Deus, e quanto mais contemplarmos o poder de Deus, seremos menos atingidos pelos nossos problemas.
Existem aqueles que se acomodam e vivem estagnados na vida que estão levando, quando na verdade há muito mais de Deus para todos nós. Precisamos deixar a mesmice e seguir rumo à novidade de vida que Deus quer conceder a nós.
A nossa mente é sem dúvida um campo de batalhas e precisamos diligentemente subjugá-la para que não sejamos escravos dela. O que pensamos têm influência direta naquilo que realmente somos. Por isso, precisamos ocupá-la com o que é saudável. Nesse campo de batalha em nossa mente é travada uma guerra, e a maneira como encaramos os problemas da vida são determinantes para o que virá depois. 
Quem só fica engrandecendo seus problemas dificilmente encontrará a solução para eles. Existem aqueles que vivem em autocomiseração, tendo dó de si mesmo e se fazendo de coitado.
Quem só tem olhos para os problemas, jamais terá tempo para visualizar sua vitória. É preciso mudar os pensamentos para aquilo que lhe proporcionará força para lutar e vencer. Lembrar das promessas de Deus é sem dúvida uma grande ferramenta para isso. Portanto, use sua fé (Hb.11:1). C. H. Spurgeon disse: “
Deus não viverá na sala de visitas de nosso coração se permitirmos a entrada do diabo no porão de nossos pensamentos.”
Analisemos as seguintes palavras que é uma verdade que deve ser refletida:
“Vigie seus pensamentos; eles se tornam palavras.
Vigie suas palavras; elas se tornam ações.
Vigie suas ações; elas se tornam hábitos.
Vigie seus hábitos; eles formam seu caráter.
Vigie seus caráter; ele se torna seu destino.” (Frank Outlaw)
Portanto, vamos seguir a instrução Bíblica que diz: “Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.” (Fp.4:8)
Que Deus abençoe a todos.