Páginas

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

A MAIOR TRAGÉDIA QUE POSSA EXISTIR

As Filipinas enfrentou no 8 de Novembro um Tufão que deixou milhares de morto. É um país formado por mais de 7 mil ilhas, exatamente no corredor dos tufões. Em média, são 25 a cada ano, mas o Tufão intitulado Haiyan foi o pior de todos, foi uma das tempestades mais fortes já registradas, com ventos acima de 320 quilômetros por hora.
As autoridades das Filipinas elevaram o número de mortos, devido ao tufão Haiyan, para 5.209. Em seu último informe, o Conselho Nacional de Gestão e Redução de Risco de desastre aumentou ainda para cerca 23.500 o número de feridos e para 1.600 o de desaparecidos. O órgão também indicou que 10,3 milhões de pessoas foram afetadas pelo tufão.
É comovente ver os relatos de vítimas que perderam seus familiares, que com um sentimento de impotência por não puderem fazer nada para mudarem a atual realidade. A dificuldade não terminou com fim da tempestade, pois suas consequências são catastróficas, onde a população sente a dor da perda, estão sem moradia, e ainda lutam para conseguir alimento e água potável. Não seria surpresa alguém falar que preferiria ter morrido a continuar com a vida.
Tudo isso é uma verdadeira tragédia, sem dúvida algo inesquecível que deixará inúmeras cicatrizes na alma. Contudo, quero fazer menção de uma TRAGÉDIA AINDA MAIOR, com o intuito de estarmos apercebidos por está verdade que muitos ignoram.  A maior tragédia na vida por pior que pareça, não é uma catástrofe com milhares de mortes, também não se trata de um acidente cujas vítimas perderam suas vidas. Ainda que tudo isso realmente sejam tragédias, podemos mencionar uma ainda maior.
Entenda bem que os acontecimentos acima realmente são tragédias e muito dolorosas, mas a maior em que faço menção se trata de uma tragédia ainda em vida, ME REFIRO AO HOMEM SEM DEUS. O homem foi criado para Deus, e quando o mesmo se encontra sem o seu Criador, tudo perde o sentido. Tudo se torna vão. Não importa quais as conquistas, ou sucesso alcançado aqui quando não se tem a pessoa de Jesus Cristo. O homem só tem sentido quando está em Deus. Não existe outro bem maior. Jo.1:3 Diz “Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez.” É por isso que Agostinho de Hipona disse: “Fizeste-nos, Senhor, para Ti, e o nosso coração anda inquieto enquanto não descansar em Ti”.
A maior tragédia está na vida do homem sem Deus, principalmente se o mesmo caminha rumo à morte sem compromisso com Deus e sua Palavra. Isto é, a maior vitória não é conquistar uma boa moradia aqui por mais aconchegante que ela seja; a maior vitória é fazer parte do corpo de Cristo que prometeu uma moradia celestial. (Leia Jo.14:1-3)
Portanto, não desperdice sua vida esquecendo-se do principal, que nos dá a garantia da Vida Eterna, isto é, Deus. A Bíblia diz em Mt.16:26 “Pois que aproveita ao homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou que dará o homem em troca da sua alma?”
Entenda, a grande importância não está em si na maneira que morremos, se trágica ou não, mas se de fato estamos preparados para esse dia. Com isso, não entristeça o seu coração, aquele que está em Cristo sempre tem um final feliz.

Deus abençoe a todos e console e dê força aos Filipinos nesse momento de tamanha dor.

sábado, 16 de novembro de 2013

ALEGRIA, VOCÊ TEM?

Somos dotados de sentimentos, e diversos. Há quem fique triste, arrependido, convicto, inseguro, ou seguro, com medo, ódio, raiva, rancor, desespero, amor, alegria, etc.
A Carta de Paulo aos Filipenses é denominada a “Epístola da Alegria”. Essa carta foi escrita na prisão e embora isso pudesse contribuir para escrever palavras que expressassem sentimentos de tristeza e angústia devido o locar da escrita, vemos o contrário, já que palavras relacionadas a alegria aparecem 21 vezes no decorrer de tão somente 4 capítulos.
Muitas pessoas procuram de tudo para serem felizes. Buscam a alegria nas drogas, nos prazeres carnais, no dinheiro, na fama, entre outas coisas, mas não sabem que a verdadeira alegria que proporciona felicidade ao coração do homem não está ligado a nada disso. Embora isso possa proporcionar certo prazer, não se compara com a verdadeira e plena ALEGRIA que vem de Deus, do Senhor Jesus. Tão somente em Cristo o homem pode preencher o vazio que há em seu coração.
Isso não significa que o cristão não sofra, ou não fique triste. Na verdade, é que a alegria que vem de Cristo, não depende das circunstâncias, isto é, o verdadeiro cristão, não precisa que tudo de certo para ser feliz, pois Jesus é melhor do que tudo, Ele é o suficiente, que por sua vez concede o que cada cristão precisa.
Em Fp.4:4 está escrito, “Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos”. Embora a carta esteja sendo escrita de uma prisão, a alegria é um tema predominante. A alegria de Paulo está baseada no seu relacionamento com Cristo. Os cristãos precisam aprender a confiar em Jesus e saber que mesmo nos momento mais difíceis, Cristo está reinando.
A Alegria não pode ser um resultado de circunstâncias exteriores, mas da força interior que vem de Deus. Podemos relembrar o que disse o profeta Habacuque: Hb.3:17-18 “Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide, ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimentos, ainda que as ovelhas da malhadas sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado; Todavia eu me ALEGRAREI no SENHOR; exultarei no Deus da minha salvação.
A Bíblia diz que podemos nos alegrar até mesmo nas aflições como está escrito em 1Pe.4:12 “Mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo, para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e alegreis.
É por isso que no último capítulo Paulo menciona sua total dependência de Deus quando diz: Fp.4:10-13 “Ora, muito me regozijei no Senhor... Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho. Sei estar abatido, e sei também ter abundância, em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade. Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece”
Portanto, se você quer a verdadeira alegria, entregue-se a Jesus e alegre-se, mas alegre-se no Senhor. 
Deus abençoe a todos.

terça-feira, 29 de outubro de 2013

REFORMA PROTESTANTE

Dia 31 de Outubro comemora-se o Dia da Reforma Protestante. A Reforma Protestante foi um Marco na História Cristã, pois foi um desejo de que a Igreja retornasse ao padrão bíblico, à pureza do Evangelho de Cristo. A Reforma não foi uma inovação, mas uma volta ao cristianismo puro e simples.
Martinho Lutero (1483-1546) foi o instrumento que Deus usou para dar o brado da Reforma, depois que homens como John Wycliff, John Huss e Jerônimo Savonarola já haviam se dedicado a esta causa, denominados de pré-reformadores. É importante ressaltar que Lutero não queria rebelar-se contra a Igreja, e nem dividi-la, antes, queria um retorno às Escrituras.
Martinho Lutero afirmou: "Simplesmente ensinei, preguei e escrevi a Palavra de Deus; não fiz mais nada. E, então, enquanto eu dormia (...) a Palavra enfraqueceu tão intensamente o papado que nenhum príncipe ou imperador jamis fez "estrago" assim. Não fiz nada. A Palavra fez tudo".
Lutero tinha uma vida piedosa e dedicada a Deus, mas se condenava com medo da justiça de Deus. Em 1511, Lutero foi a Roma a negócios. Lá ele viu um pouco da corrupção e da luxúria da Igreja Romana e começou a compreender a necessidade de uma reforma. Ficou chocado com a leviandade dos sacerdotes italianos. Percebeu que os sacerdotes rezavam missas sem se preocuparem com o conteúdo, muitos menos com o povo que vinha para participar da mesma.
Em 1511, Lutero foi transferido para Wittenberg para estudar Teologia, vindo a se tornar professor de Teologia. Ali, quando preparava uma de sua aulas encontrou a tão buscada paz interior que nunca conseguira nos ritos, e nas autoflagelações. A leitura de Rm.1:17 convenceu-o de que somente pela fé em Jesus era possível alguém se tornar justo diante de Deus. A partir daí ele compreendeu que a justificação diante de Deus era alcançada somente pela fé com a certeza de que as Escrituras são a única autoridade para o pecador procurar a salvação em Cristo Jesus. Pois alcançamos a vida eterna pela fé e não pelas obras ou quaisquer outras coisas.
Naquele tempo pagavam-se indulgências. A indulgências eram meios de remir a culpa e também eram usadas para aplicar penalidades pela igreja para a remissão dos pecados. Isso era feito através de uma determinada quantia de dinheiro. O ato de pagar uma indulgência era o mesmo que querer pagar o perdão dos pecados por intermédio de dinheiro, anulando assim, por completo, o sacrifício de Cristo na cruz, o valor da expiação pelo seu sangue derramado.
Johannes Tetzel, de Pirna, um expert na coleta das indulgências estava especialmente entusiasmado para a arrecadação de fundos para a construção da Basílica de São Pedro em Roma. Acerca das indulgências ele dizia: "Tão logo a moeda no cofre ressoa, a alma sai do purgatório".
Isso trouxe a Lutero indignação e um desejo intenso de mudança. Pois não se conformava com a realidade que a igreja se encontrava. A Reforma foi marcada quando Martinho Lutero afixou as 95 teses na porta da Igreja do castelo de Wittenberg em 31 de Outubro de 1517. Essa data tem um propósito específico, era o dia de todos os santos, véspera do feriado de finados, dia em que havia grande circulação na cidade. Como consequência Lutero foi excomungado pelo papa.
Em 1521, em Worms, na Dieta Imperial, sob ameaça de morte, ele defendeu sua fé diante do imperador Carlos V. Lutero disse: "A menos que eu seja convencido pelas Escrituras e pela razão pura e já que não aceito a autoridade do papa e dos concílios, pois eles se contradizem mutuamente, minha consciência é cativa da Palavra de Deus. Eu não posso e não vou me retratar de nada, pois não é seguro nem certo ir contra a consciência. Deus me ajude. Amém".
Como consequência da Reforma, o evangelho passou a ser pregado na língua do povo. Nos púlpitos e nos bancos das igrejas haviam cópias da Bíblia traduzida pelo próprio Lutero para o Alemão. Lutero afirmava que todos poderiam ler a Bíblia e interpretá-la, e não somente o papa. Negava também a ideia da infalibilidade papal e de que ele estava acima da Escritura. A Igreja colocava a tradição em igualdade com a Palavra de Deus, mas Lutero também refutava essa doutrina.
Haviam cinco ensinamentos que norteavam a Reforma denominados de Os 5 Pelares da Reforma:
1 - SOLA SCRIPTURA - SÓ AS ESCRITURAS. Reafirmaram a supremacia das escrituras sobre a tradição. Tudo o que não tinha embasamento Bíblico deveria ser rejeitado. A igreja deve submeter-se à Palavra de Deus.
2 - SOLA FIDE - SÓ A FÉ. Ressaltavam a fé como meio de salvação e não as obras.
3 - SOLA GRATIA - SÓ A GRAÇA. Eles afirmaram a salvação pela graça, isto é, um favor imerecido de Deus a nós.
4 - SOLO CHRISTU - SÓ CRISTO. Foram categóricos em mencionar a pessoa insubstituível de Cristo. O papa não ocupava e não ocupa o lugar de Cristo. Todos nós temos acesso direto em Jesus.
5 - SOLI DEO GLORIA - SÓ A DEUS GLÓRIA. Deus não divide sua glória com ninguém.
A Reforma aconteceu na Alemanha, mas diversos países aderiram e passaram por uma reforma tendo também seus representantes, sendo os Principais Reformadores: Martinho Lutero, Huldreich Zwínglio na Alemanha e Suíça, João Calvino na França, John Knox na Escócia.
O nosso desejo é que Igreja de Deus jamais venha abandonar a Fé pura e simples em Cristo Jesus e que O Senhor nos ajude a permanecer na sua Verdade. Tendo a certeza de que a salvação não está em denominações, devemos caminhar com os olhos firmes em Cristo, que é o Autor da nossa Salvação.
Deus abençoe a todos.

terça-feira, 8 de outubro de 2013

AOS PROFESSORES

Dia 15 de Outubro comemora-se o Dia do Professor, então, o que dizer daqueles que atuam nesta tão sublime função?
São construtores de pontes pelas quais seus educandos cruzarão. São heróis, sim, heróis porque indubitavelmente tem salvado muitos de um destino incoerente quando os mesmos se atém aos seus ensinos e valores atribuídos.
São formadores de grandes representantes, formadores de todos os demais trabalhos existentes na sociedade. Como uma frase dita na Revista Nova Escola “Tente imaginar um mundo sem professores. É só imaginar um mundo sem nenhuma outra profissão”.
Estão deixando grandes legados. Muitos dos ensinos que estão sendo atribuídos serão lições para toda a vida, que serão indispensáveis nos desafios que surgem, lições que jamais serão esquecidas. Alias, há professores que os alunos jamais se esquecem, porque foram fundamentais em determinados momentos, que deixaram suas marcas pelo seu empenho e dedicação. Seja você professor, a ser lembrado quando a conquista de alguém está relacionada à sua atuação.
São trabalhadores em uma obra inacabável, pois constantemente surgem novos aprendizes. Por isso, é importante ressaltar que não se deve desanimar diante dos percalços da vida. Ainda que o reconhecimento não seja tido por todos, o trabalho realizado jamais perde o seu valor. Ainda que não se dê as devidas honras, o mérito será o êxito do seu trabalho.
Gostaria de citar aqui um poema relevante em relação ao esforço de cada professor. O poema “O Construtor de Pontes”, escrito por Will Allen Dromgoole:

Um velho solitário seguindo pela estrada
Chegou naquela noite fria e desolada
A um precipício, vasto, profundo e imenso,
Pelo qual fluía um rio tão denso.
À luz do crepúsculo o velho atravessou.
O denso fluxo da torrente não o intimidou.
Voltou-se ao chegar ao outro lado, com a certeza
De construir uma ponte sobre tal profundeza.

“Velho”, disse um peregrino que passava ali,
“É desperdício o esforço de cá construir.
Tua jornada finda quando finda o dia,
Mas nunca voltarás a esta cercania.
Cruzaste o abismo – qual é o caso
De construir uma ponte em pleno ocaso?”

Operoso, o velho disse, erguendo a fronte:
“Bom amigo, a razão de construir a ponte”
“É que, depois de minha travessia triunfante,
Há de seguir-me um jovem ou infante.
O abismo que admirei com maravilha
Pode revelar-se a ele como armadilha.
Mas é importante que atravesse o precipício.
Bom amigo, é por ele que faço tal sacrifício.”

Concluo com o entendimento de que devem exercer com apreço e estima aqueles que são vocacionados para esse excelso exercício, que são chamados para essa grandiosa obra. A Palavra de Deus diz em Rm.12:6-7 “De modo que, tendo diferente dons, segundo a graça que nos é dada:... ...se é ensinar, que haja dedicação ao ensino;”. Assim sendo, que cada professor seja capacitado e ensinado pelo Supremo Mestre, por Aquele que diariamente nos conduz, ou seja, Jesus Cristo.
Parabéns e que Deus abençoe todos os Professores.

terça-feira, 1 de outubro de 2013

DESCANSE SEU CORAÇÃO

Mesmo em meio a aparente derrota, Deus está no controle. Aquilo que Deus permite os seus servos passar não pode ser interpretado como um sinal da Sua ausência, pelo contrário, em cada detalhe de nossas vidas não há coincidência, mas um propósito de Deus.
Precisamos entender que estamos sujeitos a enfrentarmos diversos momentos difíceis, mas que em tudo isso, Deus está trabalhando em prol dos seus para concretizar a Sua perfeita vontade e Seu plano. A Bíblia diz em 1Co.10:13 “Não vos sobreveio nenhuma tentação, senão humana; mas fiel é Deus, o qual não deixará que sejais tentados acima do que podeis resistir, antes com a tentação dará também o meio de saída, para que a possais suportar.”
O profeta Eliseu foi um homem usado por Deus para realização de muitos milagres, e em 2Rs cáp.6 e 7 menciona que ele teve uma experiência desagradável, quando a cidade de Samaria estava cercada pelo exército da Síria, levando-a a uma grande fome, a tal ponto de haver até mesmo canibalismo. Era um momento de crise, mas como se ainda não bastasse, Eliseu foi apontado como o culpado, quando na verdade aquilo era consequência do pecado do povo.
Contudo, mesmo em meio a esse acontecimento, Eliseu não deixou de crer na provisão de Deus, e com isso foi usado para profetizar um grande milagre que Deus realizaria entre eles. O milagre foi tão grande, que colocou o exército para fugir, deixando todos os seus alimentos para a cidade de Samaria.
O servo de Deus é aquele que vê uma saída vinda da parte do Senhor, mesmo quando muitos entendem estar tudo acabado, é necessário crer na intervenção Divina.
Descanse o seu coração, Deus está no controle de tudo.
Que Deus abençoe a todos.

terça-feira, 24 de setembro de 2013

PROCURA-SE

“Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.” (Jo.4:23)
Deus nos chama a um verdadeiro relacionamento com Ele. Nada está encoberto aos olhos de Deus que tudo conhece e tudo sabe. Para ter um relacionamento com o Senhor é necessário que sejamos genuínos e não tão somente aparente. Muitos em um relacionamento para com o próximo se passam por alguém que não é, só para conquista-lo, isso é tanto inadmissível quanto impossível com Deus, pois ele conhece os corações e suas intenções. Não há meios para enganar a Deus.
 Existem muitos que querem os benefícios e as recompensas de Deus, mas não a Deus. Querem tão somente usufruir daquilo que O Senhor pode oferecer, mas em nenhum momento se sujeitar aos seus preceitos.
Seja sincero, você que lê esta mensagem, se agradaria de alguém que está com você tão somente por interesses? É certo que não. Por que, então, Deus teria prazer em tais pessoas, conhecendo o coração de cada uma delas? Até mesmo, não devemos buscar a Deus com o intuito tão somente pela garantia da salvação eterna, antes, primeiramente porque Ele é Deus.
Se há essa afirmação quanto ao verdadeiro, se faz necessário tomar o cuidado para não ser um falso adorador, e estar equivocado em pensar ser o verdadeiro. O verdadeiro adorador não depende das circunstâncias para adorar a Deus, não se espera recompensa para vivenciar esta verdade. Não a põe em prática tão somente quando tudo está bem, pois ela é ultra circunstancial.
Ainda, vale ressaltar que adorar a Deus não está ligado tão somente ao louvor ou a música em si, antes, todos os atos dos homens devem ser motivos de glorificar a Deus, de honrar e louvar ao Senhor. A Bíblia diz em 1Co.10:31 “Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus.” Logo, que o seu trabalho, seus estudos, sua família e tudo mais em seus atos, seja motivo de adoração a Deus.
Portanto, Deus está procurando verdadeiros adoradores, será que você é um deles? A consequência de ser achado por Deus como verdadeiro adorador é também a aprovação de todas as suas bênçãos, sobretudo da salvação.
Que a Graça do Senhor Jesus seja sobre todos.

terça-feira, 17 de setembro de 2013

A CHUVA E A NECESSIDADE DE DEUS

No final da noite da Segunda-Feira dia 16 voltou a chover em Assis SP. A chuva era muito esperada em vista do calor e da baixa umidade que a cidade vinha enfrentando. Expresso aqui meu prazer pela chuva, ao vê-la molhando a terra, refrescando o clima, e ainda, poder ouvir o som que ela produz, muito bom, louvado seja Deus por essa maravilha.
Sabemos que a chuva é indispensável para vida. Todos precisamos da água para sobreviver. Mas também fazemos menção aqui de algo que é indispensável para todos, isto é, a pessoa de Deus. O salmista expressa seu desejo por Deus quando diz no Sl.42.1-2 “Assim como o cervo brama pelas correntes das águas, assim suspira a minha alma por Ti, ó Deus! A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando entrarei e me apresentarei ante a face de Deus?”
Da mesma forma que sem a água morremos, de igual modo sem Deus também perecemos, embora a morte de cada um esteja relacionada a realidades distintas, sendo elas, física e espiritual, sem água e sem Deus morreremos. É fato que Deus é muito mais importante do que a água, sendo ela uma das suas criações. O homem pode ter água, mas se não tiver Deus, quando morrer, não terá a vida eterna no Senhor. No entanto, ainda que sem água, mas com Deus, também morrerá, mas terá a vida eterna em Cristo.
Jesus disse em Jo.7:37 “...Se alguém tem sede, que venha a mim e beba.”; e Jo.6:35 “...e quem crê em mim nunca terá sede.” Assim sendo, que todos venham almejar buscá-Lo para que  possam, então, desfrutar das maravilhas de Deus que começa aqui na terra.
Talvez, sua vida esteja seca, mesmo que em meio a muita chuva; sem vida, mesmo tendo água diariamente. Acredite, o Senhor quer trazer mudança para você, que lhe fará florescer e produzir muitos frutos.
Deus sem o homem continua sendo Deus, mas o homem sem Deus é como “nada”.
Deus abençoe a todos.

terça-feira, 10 de setembro de 2013

A TRAGÉDIA DO WORLD TRADE CENTER E UMA CASA INABALÁVEL

Hoje completa 12 anos o atentado ocorrido em Nova York nos Estados Unidos contra as duas torres gêmeas o World Trade Center. No dia 12 de Setembro de 2001 acontecia a lamentável tragédia que não mudaria tão somente a cidade de Nova York e seus habitantes, mas também o mundo. Embora já fazem 12 anos, podemos trazer a memória os acontecimentos daquele dia como se ainda fosse hoje. É impossível não se comover diante da amplitude ocorrida.
Ainda hoje, muitos carregam as dores deixadas naquele dia, como uma espada cravada ao peito e que ainda sangra. Muitos perderam pai, outros filhos, netos, amigos, entre outros. Uma catástrofe que tirou a vida de centenas de bombeiros que, enquanto muitos tentavam escapar, esses heróis se infiltravam rumo a própria morte para tentar salvar a vida de outros, sinceramente isso é inefável. Um dia inesquecível que entrou para a história, mas com um gosto desagradável. Ao todo 2.977 pessoas morreram.
Contudo, gostaria de expor uma verdade Bíblica em que podemos ter a certeza de jamais sermos abalados. Somos constantemente atacados por diversos acontecimentos em nossas vidas, em que somos realmente pegos de surpresa e consequentemente lidamos com a nossa estrutura que pode ou não ser abalada. Passamos por diversas experiências no decorrer da vida e como a enfrentamos faz toda a diferença para a caminha que deve continuar.
O Evangelho de Mateus no capítulo 7 do verso 24 ao 27  faz menção ao homem que pratica e ao que não pratica os ensinamentos de Jesus, tendo como consequência dois finais distintos. Ao que coloca em prática é comparado ao que edificou a sua casa sobre a rocha, enquanto o outro que edificou sua casa sobre a areia. Ambas foram combatidas por uma forte tempestade, ficando firme tão somente a que foi edificada sobre a rocha.
A tempestade é todo tipo de adversidade que podemos encontrar, enquanto a casa somos nós. Só permaneceremos firmes se de fato estivermos em Cristo na prática dos seus ensinamentos. Não significa que não vamos chorar pela perda de alguém, que não vamos sofrer diante de uma tragédia ou qualquer outra luta a ser enfrentada, estou dizendo que a estrutura não será abalada.
Na vida podemos perder algumas ou várias coisas, inclusive a própria vida, mas não podemos perder a fé, pois cremos que a vida está muito além desta que temos aqui na terra. A vida eterna é aguardada pelos que praticam os ensinamentos de Deus, e isso, nada e ninguém pode roubar.
Deus abençoe dando graça aos que hoje sofrem pela lembrança do 11 de Setembro e a todos que leem essa mensagem.

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

DEPENDÊNCIA OU MORTE

Dia 7 de Setembro comemora-se o Dia da Independência do Brasil, um dos fatos históricos mais importantes de nosso país, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política. Muitas tentativas anteriores ocorreram e muitas pessoas morreram na luta por este ideal. Podemos citar o caso mais conhecido, o de Tiradentes, que foi executado pela cora portuguesa por defender a liberdade de nosso país, durante o processo da Inconfidência Mineira.
Foi no ano de 1822, no dia 7 de Setembro que D. Pedro I, próximo ao riacho do Ipiranga, levantou a espada e gritou: “Independência ou Morte!”. Este fato marcou a independência do Brasil.
Diante dessa realidade de independência trago aqui o oposto, isto é, a verdade sobre a dependência que sempre devemos ter de Cristo Jesus. Precisamos refletir a nossa realidade quanto à dependência que temos de Deus, pois se trata verdadeiramente de Dependência ou Morte.
O Evangelho de João relata no capítulo 15 o ensinamento de Jesus sobre a videira verdadeira. Ressalto aqui o versículo 5 que diz: “Eu sou a videira, vós, as varas; quem está em mim, e eu nele, este dá muito fruto, porque sem mim nada podereis fazer.” (Jo15:5) Devemos entender que somos totalmente dependentes de Cristo, e que de  fato, sem Ele nada podemos fazer.
A palavra grega para “sem” usada no verso 5, significa “separado de”, assim sendo, precisamos estar em Cristo se realmente queremos produzir algo. Moisés ao reconhecer a total dependência que tinha de Deus para continuar a liderar Israel, disse: “Então, disse-lhe: Se a tua presença não for conosco, não nos faça subir daqui.” (Ex.33:15)
Portanto, que a sua vida esteja totalmente voltada para o Senhor. Que você esteja Nele e que a palavra Dele esteja em você. Tenho certeza que se isso acontecer, a sua vida será muito frutífera. O resultado para aqueles que não produzem frutos segundo o querer de Deus é a morte, e essa morte está relacionada à eternidade, uma eternidade sem Deus. Por isso, DEPENDÊNCIA OU MORTE.
Deus abençoe a sua vida.

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

ESPERANÇA...

O que dizer diante das mais de 800 mortes ocorridas no Egito por questões políticas e religiosas? O que dizer da matança na Síria em que morreram entre 600 e 1300 pessoas, muitas das quais crianças? O que dizer das injustiças, corrupções, tráfico, prostituição no Brasil? O que dizer diante de tantas tragédias como a de ontem no desabamento do prédio em construção na zona leste de SP que ceifou vidas e deixou feridos?
Essas e muitas outras perguntas permeiam a nossa mente em busca de uma resposta, do porque de tanto sofrimento. Muitos chegam ao ponto de questionar a existência de Deus e do porque da sua suposta “ausência” em tais acontecimentos.
Contudo, se faz necessário uma análise de toda a Bíblia e os diversos acontecimentos voltados para tragédias, ou algo semelhante, e quando feito, não se vê em nenhum momento um apontamento para Deus como culpado, pelo contrário, a resposta sempre se atém ao pecado dentro da humanidade gerado pela mesma.
Deus nos ensina pela sua Palavra a termos uma vida que o agrada, com consequências de uma vida de Paz, mas não nos isenta das dificuldades, das aflições, entretanto, diz estar conosco em todo tempo.
Por isso, mesmo em meio a tantos desastres, e tanta maldade, podemos guardar a esperança deixada na Sagrada Escritura, a esperança de que um dia tudo isso irá acabar. Para os que estão em Cristo, o que os espera é algo que jamais experimentamos antes em comparação a alegria que nos aguarda, o maior prazer já experimentado aqui na terra em nada se compara ao que está preparado por Deus aos seus filhos.
Jesus voltará para buscar a sua Igreja, não uma denominação qualquer, mas aqueles que o aceitaram e optaram por viver seus ensinamentos. Todo sofrimento hoje vivenciado dará lugar a uma vida plena em Deus que jamais pode ser descrita, pois as mais belas palavras usadas não a poderiam descrever.
Esta promessa é fiel e verdadeira, e aqueles que querem aguardar este momento, entregue-se a Ele e mantenha a esperança viva, pois um dia ela se cumprirá. O texto de Ap.21:4 diz: “E Deus limpará de seus olhos toda lágrima, e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor, porque as primeiras coisas são passadas.”. Teremos um corpo transformado, onde não terá mais o pecado, e tudo será diferente. Esperamos por esse grande dia, aguardamos a morada celestial, o Céu.
“Porque não temos aqui cidade permanente, mas buscamos a futura.” (Hb.13:14)
Deus abençoe a todos.

terça-feira, 20 de agosto de 2013

TODOS NA CADEIRA DO RÉU

O que podemos receber da parte de Deus segundo os nossos merecimentos? Absolutamente nada, a não ser a condenação. É necessário entendermos que as misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos como diz em Lm.3:22. O Sl.103:10 diz “Não nos tratou segundo os nossos pecados, nem nos recompensou segundo as nossas iniquidades.”
Todos nós nascemos sob pecado, desde Adão, todos pecaram, não há ninguém que por si só consiga ser absolvido da condenação eterna sem Deus, pois os atos dos homens são maus, por consequência de sua natureza pecaminosa, a não ser que o mesmo seja alcançado por Deus e por Ele transformado, em Ef.2:3 a Bíblia diz: “Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também.”
A Bíblia trata da condenação ou da justificação como um termo forense, em que o réu é condenado ou declarado justo. Contudo, na posição em que nos encontramos todos nós somos culpados, não há um justo se quer, somos todos merecedores da condenação eterna. Em Is.64:6 está escrito: “Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia;” assim sendo, ninguém, por melhor que seja, é capaz de ser salvo por seus próprios atos.
Portanto, Deus nos concede um meio de sermos salvos, um ÚNICO meio, que é Cristo Jesus, o salvador do mundo. Quando a bíblia fala que por Ele somos justificados, está fazendo menção ao fato de Cristo ter pago todo preço para nos salvar da condenação. Mesmo sendo culpados, no Senhor recebemos a justificação, Deus nos declara justo mediante o sacrifício na cruz, pois Ele verdadeiramente levou sobre si o nosso pecado que nos condena. Cl.2:13-14 diz: “ Ele nos perdoou todas as transgressões, e cancelou a escrita de dívida, que consistia em ordenanças, e que nos era contrária. Ele a removeu, pregando-a na cruz,”. É por isso que Paulo escreve aos Romanos dizendo que “Portanto, agora já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus,” “Quem fará alguma acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica” (Rm.8:1,33)
Por isso, se alguém quer ser salvo da condenação, se faz necessário recorrer a Cristo, o nosso Advogado, que hoje intercede por nós junto ao Pai, para que por ele sejamos salvos, no entanto, não demore a tomar tal decisão, o julgamento pode ser feito a qualquer momento, e caso não seja por Jesus justificado, a condenação é certa.
Com isso, reflito na passagem Bíblica de Jo.3:16-18 “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigénito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.
Deus abençoe a todos.

terça-feira, 13 de agosto de 2013

DEUS SE ARREPENDE?

Muitos questionam sobre a pessoa de Deus, se Ele se arrepende ou não. A Bíblia traz inúmeros textos que fazem menção ao arrependimento de Deus, mas também há textos como Nm.23:19 que diz: “Deus não é homem, para que minta; nem filho de homem, para que se arrependa; porventura, diria ele e não o faria? Ou falaria e não o confirmaria?” Como entender isso? Afinal, Deus se arrepende ou não?
A palavra arrependimento traz consigo a idéia de mudança, o desejo de não ter cometido algo, pois o seu significado está inteiramente relacionado a algo que não deu certo, por isso almeja a mudança, nos arrependemos porque erramos. Pode ser um crime, um pecado qualquer, uma omissão, ou algo que não deu certo.
Se levarmos em consideração a idéia de Deus se arrepender, estamos também fazendo uma afirmação de que Deus está sujeito a errar, uma vez que arrependimento está ligado a algo que não deu certo. No entanto, seria um cúmulo pensar assim sobre Deus já que Ele é perfeito e erro nenhum se encontra em seus atos. Até porque, entendemos também que Deus é Onisciente, isto é, sabe de todas as coisas, e isso não está relacionado tão somente ao presente, mas também ao futuro em seus mínimos detelhes. Portanto, pensar que Deus ao saber que algo vai dar errado e o faz, é uma contradição de sua própria Divindade. Por isso, os mínimos atos de Deus em nenhum momento precisam de arrependimento, pois tudo caminha conforme a sua soberana e perfeita vontade. Ele não precisa de plano B ou C, em pensar que o primeiro não tenha dado certo, já que nada foge do Seu controle
Contudo, ainda fica a pergunta, como entender certos textos que fazem menção ao ato de Deus se arrepender? Por exemplo, Gn.6:6 que diz: “Então, arrependeu-se o Senhor de haver feito o homem sobre a terra, e pesou-lhe em seu coração.” É importantíssimo saber que a Bíblia é rica em seus ensinamentos e não pode ser mal interpretada, até porque, não pode haver discordâncias e contradições em si mesma, por ser ela a Palavra de Deus. Há textos que não se deve interpretar de forma literal, por se tratar muitas vezes de uma figura de linguagem para expressar a sua verdade a quem a mensagem está sendo transmitida. Quando a Bíblia diz que Deus tem asas, não diz de forma literal, mas unicamente para expressar o cuidado sobre os seus filhos. Essa e outras passagens da Sagrada Escritura, ao serem interpretadas, deve-se levar em consideração o propósito da mensagem.
A. W. Pink em seu livro Atributos de Deus diz: Quando fala de si mesmo, Deus freqüentemente acomoda a Sua linguagem às nossas capacidades limitadas. Ele Se descreve a Si mesmo como revestido de membros corporais como olhos, ouvidos, mãos, etc. Fala de Si como tendo despertado (Salmo 78:65) e como "madrugando" (Jeremias 7:13), apesar de que Ele não cochila nem dorme. Quan­do Ele estabelece uma mudança em Seu procedimento para com os homens, descreve a Sua linha de conduta em termos de arre­pender-se.
 Portanto, quanto aos textos que mencionam Deus se arrepender, é uma forma de expressar Seu sentimento em relação ao ocorrido se revelando de forma que o homem em sua limitação possa compreendê-Lo. Entretanto, Deus continua Soberano e infalível e imutável em todos os seus atos, sem precisar alterar ou se arrepender de nada, por que tudo o que ele faz é bom e perfeito.
Deus abençoe a todos.

terça-feira, 6 de agosto de 2013

DIA DOS PAIS - VALORES IMPRESCINDÍVEIS

No próximo Domingo comemora-se o DIA DOS PAIS, vamos refletir um pouco sobre essa figura tão importante chamada PAI. A convivência social hoje não é a mesma que alguns anos atrás. Isso tem tido um resultado que não é bom para a família. Com o avanço da tecnologia, acesso a internet, programas atrativos, entre outras coisas; o diálogo e a união tem perdido terreno no seio familiar. Uma realidade que precisa ser revista para que determinados valores imprescindíveis não venham se perder.
Os pais tem um papel importantíssimo na formação de seus filhos, e não devem desprezar esse privilégio delegando suas funções a terceiros. Faça de tudo para aproveitar cada momento, cada etapa, pois são extremamente relevantes para a boa formação nos diversos segmentos que uma criança irá enfrentar.
Os pais precisam ter diálogo aberto com seus filhos, pois se eles não ensinarem o que é certo, o mundo ensinará a eles o que querem. Josh McDowell diz em seu livro, A diferença que o pai faz: “A comunicação positiva e eficaz entre pai e filho produz um relacionamento saudável. Quando não há diálogo entre pais e filhos, o relacionamento familiar tende a ser doentio, trazendo consequências infelizes, pois cessam as possibilidades de um relacionamento satisfatório, os recursos para enriquecer um ao outro acabam não podendo ser compartilhados, a alegria do companheirismo e o trabalho em equipe não são experimentados, e a provisão para curar quando ocorrem mágoas ou algum mal entendido, não tem lugar.”
É preciso entender que presente não substitui presença. Por isso, a presença do pai é fundamental. Ainda, o bom pai não é aquele diz sim para tudo o que o filho pede, pois a resposta “não” faz parte do aprendizado de valores e da realidade que pode ser revelada um dia.
Outro ponto essencial a ser observado é que o pai é exemplo em tudo o que faz. É comum os filhos se espelharem em seus pais e querer ser como eles quando crescerem. Por isso, dê bom testemunho, pois seu filho está de olho em você aprendendo tudo com seus atos. Vale apena responder essa pergunta. No que diz respeito ao caráter, fidelidade, vida com Deus, entre outras coisas, seu filho pode ser igual você quando crescer? A sua resposta revelará muitas coisas.
O pai tem a grande responsabilidade de transmitir ao filho os valores da vida, valores esses que se encontra na Palavra de Deus. A Bíblia diz em Pv.22:6 “Instrui o menino no caminho em que deve andar, e, até quando envelhecer, não se desviará dele.” Vale lembrar também que há ocasiões que o verdadeiro pai não é o pai biológico, mas aquele que o é no exercício para com a criança.
Um ponto a ser relembrado e que não pode ser mal interpretado, pois precisa ser analisado a luz da palavra de Deus, é o que está escrito em Pv.23:13-14: “Não deixe de corrigir a criança. Umas palmadas não a matarão. Para dizer a verdade, poderão até livrá-la da morte.” (NTLH). A correção faz parte da educação de uma criança, e deve ser feita com total amor ao filho com a intenção de abençoá-la, quem ama não espanca, educa.
Lembre também que nenhum filho é igual ao outro. Não podemos educá-los de maneira igual, quando na verdade, muitas vezes, um irá exigir mais do que o outro, não no que diz respeito ao conteúdo, mas na maneira como se aplica esse conteúdo. A Bíblia nos ensina muitas coisas em relação à educação dos filhos. Por isso, devemos observá-la atentamente.
John Maxwell disse algo interessante: “Já se disse que aprender com seus próprios erros é sinal de sabedoria. Se mais sábio, porém, é quem aprende com os erros dos outros, o maior sábio de todos é aquele que aprende com o sucesso.” Não erre na educação dos seus filhos como muitos já fizeram, existem coisas que são irreversíveis.
Parabéns a todos os pais e que Deus abençoe a todos.

terça-feira, 30 de julho de 2013

O NOVO PRÍNCIPE DA INGLATERRA E O REI ETERNO

Os jornais de todo o mundo puderam transmitir a notícia do novo sucessor do trono da Inglaterra. Na semana passada, dia 22/07/2013 em Londres nasceu George Alexander Louis, chamado de Príncipe de Cambridge, filho do Príncipe Willian e da Duquesa Catherine. É hoje o terceiro na linha de sucessão ao trono da atual Rainha Elizabeth II. Seu nascimento revela a alegria da nação ao olhar o pequeno Bebê que um dia pode se tornar o seu Rei. Segue agora sua vida com todas as prerrogativas de um príncipe que crescerá no preparo para por um tempo determinado exercer seu papel e assim também dar continuidade a família real.
Contudo, gostaria de falar agora sobre Aquele que jamais passará seu trono adiante, pois Reina Eternamente. Embora não tenha recebido o título de príncipe, Reina não somente sobre uma nação, mas sobre todo o mundo. Governo esse, que não se atém tão somente ao reino físico, sobretudo ao espiritual, e que se estende de geração a geração.
Em seu nascimento não teve os jornais divulgando sua vinda ao mundo, pois aquele que já existia desde a eternidade por si só não optou por tamanha glória. Poderia ter nascido em um palácio, todavia, quando sua mãe Maria, que o concebeu de maneira miraculosa por intermédio do Espírito Santo, chegou o tempo de dar a luz, o concebeu em uma estrebaria. Contudo, uma multidão de anjos festejou seu nascimento, pois logo após essa notícia ser transmitida por um anjo aos pastores que estavam no campo, o evangelho narra com as seguintes palavras em Lc.2:13-14 “E, no mesmo instante, apareceu com o anjo uma multidão dos exércitos celestiais, louvando a Deus e dizendo: Glória a Deus nas alturas, paz na terra, boa vontade para com os homens!”
O seu reinado não tem fim, uma vez que Ele não precisa de sucessor, e também por viver eternamente, já que após provar a morte, ressuscitou ao terceiro dia e vive para sempre. Marcado pela perfeição, pela equidade, pela soberania, por não conhecer tão somente o presente, mas também o futuro, por conhecer o coração, a mente, e os intentos de todos, se torna singular, não existe outro igual a Ele. O que mais poderia dizer? Se todas as palavras fossem usadas ainda assim não seriam suficientes para distinguir tamanha perfeição. Ele é a razão de tudo. Sem Ele, nada do que foi feito se fez. Sem Ele tudo se torna vão.
Ele é Rei incomparável, é o Rei dos reis, o Senhor dos senhores, Ele é Deus, seu nome é JESUS. Louvado seja para todo sempre.
Deus abençoe a todos.

terça-feira, 23 de julho de 2013

O PIOR FRIO QUE POSSA EXISTIR

Como já era esperado, faz mais um dia de frio aqui em Assis - SP. No entanto, alguns cuidados necessários podem amenizar o frio, entre eles a necessidade de se agasalhar bem. Contudo, gostaria de analisar outro tipo de frieza, aquela cuja relação não diz respeito ao clima, mas ao coração que, mesmo em tempos de intenso calor, tem sido gélido, insensível, petrificado pela dureza da resistência.
Aquele que diz ter Cristo precisa ter a atuação do Espírito Santo de maneira constante em sua vida. Precisamos ser inflamados por Ele, precisamos da presença calorosa do Santo Deus, é necessário que a lâmpada permaneça acessa, que o fogo jamais se apague. É essencial que a Igreja se submeta de maneira sensível a perfeita vontade do Senhor.
Um coração frio não tem prazer em estar na presença de Deus, de se deleitar na leitura da sua Palavra, de fazer a Sua vontade, pois está cauterizado pelo pecado. Ele nem ao menos consegue entender a verdade Bíblica, a não ser que Deus sopre sobre determinada pessoa trazendo vida, pois o mesmo se encontra morto, como diz o texto de Ef.2:1 “Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados,”, esse é o milagre da transformação.
O texto de Ez.11:19-20 diz: “Dar-lhes-ei um só coração, espírito novo porei dentro deles; tirarei da sua carne o coração de pedra e lhes darei coração de carne; para que andem nos meus estatutos, e guardem os meus juízos, e os executem; eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus.” Que assim o Senhor opere esse milagre sobre todos que ainda não se renderam a ele por terem um coração fechado para sua verdade.
O grande pregador do século XIX, Charles Haddon Spurgeon disse: “Talvez existam pessoas que sempre possam deslizar como um bonde sobre trilhos sem um único solavanco, mas descobri que tenho uma natureza vil que devo combater, e a vida espiritual é uma luta para mim. Preciso lutar dia a dia contra a corrupção inata, a frieza, a morte, a esterilidade, e, se não fosse por meu Senhor Jesus Cristo, meu coração seria tão seco como o coração dos condenados.”
Abra o seu coração para o Senhor e seja por Ele moldado. Deus abençoe a todos.

terça-feira, 16 de julho de 2013

O GOVERNO ESTÁ UM TANTO PERDIDO - Um olhar sincero para nós mesmos

O governo Brasileiro vem demonstrando uma liderança um tanto perdida como se pode perceber mediante as atitudes tomadas com o intuito de amenizar os protestos ocorridos nas ruas que, sem dúvida, já é um marco para a Nação.  
É visto que as decisões como propósito de escape não tem agradado o povo, uma vez que anunciada, logo tem a reprovação e também a desistência de determinada iniciativa. A Assembléia Constituinte para uma reforma política anunciada pela Presidente Dilma Rousseff, não prevaleceu por 24 horas. Por sua vez, o plebiscito para consultar o povo sobre a reforma não tem prevalecido para este ano como anunciado. Outra atitude sem êxito foi a de querer trazer 6000 médicos estrangeiros para trabalhar no Brasil. Mais uma medida anunciada pelo governo, mas que parece não dar certo, exceto se aprovada pelo Congresso, é a de obrigar os estudantes de medicina a trabalhar dois anos nos hospitais públicos, caso contrário, não receberá o diploma de médico.
É claro que todos nós queremos um Brasil melhor. Com decisões que apontem para boas mudanças. Contudo, diante dessa realidade que o nosso país vem enfrentando, chamo a atenção para a nossa realidade pessoal, para a vida particular que temos em relação as nossas decisões. Temos visto quantos erros o governo Brasileiro vem cometendo por tomar decisões precipitadas, tendo consequências muitas vezes irremediáveis, deixando grandes cicatrizes em seus responsáveis. Essa realidade não é diferente quanto as nossas decisões.
A nossa vida é marcada por escolhas, por decisões, que por sua vez, terá também suas consequências, boas ou ruins. Em nossa trajetória da vida, muitas decisões serão tomadas, por isso, precisam ter um rumo com boas consequências, para isso, precisamos ter o conhecimento do que é certo e do que é errado, tendo como fundamento e respaldo, decisões pautadas na Palavra de Deus que revela sua vontade.
Quando uma vida caminha segundo o querer de Deus, seu final é sem contestação um final perfeito. Dentre tantas escolhas importantes em nossas vidas, destaco a decisão de servir a Cristo Jesus aceitando-O como único e suficiente Salvador. Será realmente uma atitude de total aprovação quanto as suas consequências.
Há quem diga que o Brasil não precisa de uma mudança política, mas de mudanças na vida dos políticos. Quanto à vida de todo homem, tenho plena convicção de que todos precisam ser transformados por Deus em uma vida que o agrada. 
Deus abençoe a todos.

sábado, 6 de julho de 2013

A GRANDE REALIDADE ESPIRITUAL POR TRÁS DA REALIDADE FÍSICA

A Bíblia relata diversos acontecimentos que não faz sentido quando visto tão somente no âmbito natural. Por trás de diversas narrativas ocorre uma real influência espiritual. Quando se entende essa verdade, pode-se chegar à conclusão da grande realidade espiritual e sua influência ao natural. Seguem abaixo alguns, dentre muitos, exemplos contidos na Palavra de Deus.
Em 2 Reis capítulo 5, relata a história Naamã, chefe do exército do rei da Síria, que era todo leproso, e que recebeu do profeta Eliseu a instrução de lavar-se sete vezes no Rio Jordão, e assim seria curado de sua lepra. Ao obedecer, sua carne foi purificada. Segue então a pergunta, havia algo de especial naquele rio? Se outros leprosos fizessem o mesmo também seriam curados? Não. O poder não estava no rio.
No livro de Josué encontra-se a maravilhosa história da queda da muralha de Jericó. Aquela muralha era a fortificação da cidade que de maneira imponente trazia respeito perante seus adversários. Contudo, Deus ordena que seu povo rodeie a cidade durante sete dias, sendo que no último dia deveriam rodeá-la sete vezes. No último dia após a última volta todos gritaram ao som da trombeta e toda muralha veio ao chão. Se fizer isso novamente terá o mesmo efeito? É Claro que não.
Em outros exemplos, é visto que o fogo não atingiu Sadraque, Mesaque e nem Abede-Nego, mas ao serem levados por soldados para lançá-los na fornalha, os mesmos foram queimados sem ao menos tocarem no fogo. Por quê?
Seria a força de Davi que matou o gigante Golias? Seriam de fato os cabelos de Sansão que lhe davam força? Por que o Maná estragava de um dia para o outro, mas no sábado não? Por que Moisés subiu no monte Sinai e não morreu, mas todos quantos tocassem seriam mortos? Se fizer o mesmo que Jesus fez com o cego ao colocar lama feita com saliva nos olhos dele e mandar lavar no tanque Siloé, outros também serão curados? O que dizer do terremoto que abriu as cadeias onde Paulo e Silas estavam após orarem e cantarem? É visto que terremoto destrói, e não liberta.
Em todos esses acontecimentos está um grande mover espiritual. Mais do que uma atitude física, ocorre uma ação espiritual vinda da parte de Deus quando o mesmo se encontra dentro de seus propósitos. A presença da Arca da Aliança que em outros momentos foi sinal de vitórias a Israel, em 1Samuel mesmo com sua presença, Israel foi massacrado com 30.000 mortos, entre eles os sacerdotes da época. Não porque Deus falhou, mas pela vida pecaminosa que Israel estava tendo.
Deus faz o impossível acontecer quando tudo caminha em conformidade com sua vontade. Se a Igreja quer de fato viver o sobrenatural de Deus precisa depender mais Dele do que do natural.
A história cristã narra à vida do homem de Deus, Jonathan Edwards, que em 08 de Julho de 1741 em Enfield, Connecticut – EUA pregou o sermão “Pecadores nas Mãos de um Deus Irado. Enquanto ele pregava, as pessoas choravam e clamavam por arrependimento, outros se agarravam ás colunas da Igreja como se estivessem sentindo sendo engolidas pelo inferno. Ele teve que esperar as pessoas se acalmarem para terminar o sermão. Fica a pergunta: Se uma pessoa qualquer pregar o mesmo sermão na sua íntegra, ocorrerá a mesma coisa? É claro que não.
Mais um exemplo pode ser observado na vida Dwight L. Moody, célebre ganhador de almas do século XIX, que clamando para que Deus o ungisse com Seu Espírito, certo dia na cidade de Nova York foi poderosamente visitado por Deus ao ponto de pedir-lhe para suspender a mão de sobre ele. Ele mesmo diz que depois desse dia continuou pregando e seus sermões não eram diferentes e não pregava nenhuma outra verdade, mas centenas de pessoas eram convertidas quando pregava. Era o grande mover espiritual, a unção de Deus estava sobre ele.
 Em tudo isso, pode-se observar que não é uma realidade tão somente bíblica, ou que tenha feito tão somente parte do passado. Portanto, Oremos e clamemos desesperadamente para que Deus tenha misericórdia de nós e nos abençoe fazendo com que experimentemos o seu sobrenatural, de modo que a Sua Igreja seja por Ele avivada, conduzida a um relacionamento de intimidade, vivenciando no natural o grande mover espiritual. Precisamos muito Senhor.

quarta-feira, 3 de julho de 2013

REFORMA PROTESTANTE

Segue abaixo a mensagem que estive pregando no dia 26/10/2012 pelo CPA (Conselho de Pastores de Assis) em Assis SP em comemoração ao Dia da Reforma. A mensagem contém um apanhado histórico com a mensagem Bíblica aplica aos nosso dias. Que sua vida seja muito edificada ao ouvi-la.


terça-feira, 2 de julho de 2013

UMA PALAVRA AOS CONFORMADOS

“E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” (Rm.12:2)

Essa verdade Bíblica escrita aos romanos é sem dúvida uma verdade para os nossos dias também. O versículo um, o anterior ao mencionado traz o Apóstolo Paulo implorando aos leitores uma vida voltada para Deus, fazendo esse pedindo pela autoridade da misericórdia do Senhor. Paulo pede por Deus e não por si mesmo, sendo um pedido de digna observação e aceitação.
É importante entender o que Paulo quis dizer com não se “CONFORMAR”. Essa palavra vem do grego “suschematizo” que significa: Conformar-se, isto é, mente e caráter de alguém ao padrão de outro, moldar-se de acordo com, ainda, viver segundo o padrão de. É derivado do grego “schema” que significa: Forma ou aparência, que engloba tudo o que em uma pessoa afeta os sentidos, a forma, o comportamento, o discurso, ações, forma de vida, etc.
A Igreja precisa entender que ela já tem um molde a seguir, que é o de Cristo. Quando o Senhor pede em sua Palavra para sermos santos como Ele é Santo, diz respeito a essa separação e diferença do mundo. Não podemos seguir os moldes do mundo, mesmo que seja com o propósito de alcançá-lo. A Igreja tem o papel de fazer a diferença.
A responsabilidade da Igreja é influenciar o mundo, e não o mundo influenciar a Igreja. Somos agentes de Deus com o papel de brilhar em meios as trevas e não de nos ajuntarmos a ela. Onde a luz de Deus está faz toda a diferença, fomos chamados para ser luz. O que precisamos é viver de fato do Evangelho Puro e Simples que Cristo nos deixou. Se tiver de nos conformar, que seja com esta verdade.
Mesmo que o mundo inteiro diga que sim, se Deus diz não, permaneça com a Palavra de Deus. Sabemos que é bonito e fácil cantarmos “Eu escolho Deus”, mas viver isso é outra realidade. Se quisermos de fato experimentar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus, não se conformem com este mundo.

Que Deus nos abençoe e tenha misericórdia de nós, ajudando-nos a fazer a sua vontade.

quarta-feira, 26 de junho de 2013

ASSIS 108 ANOS. A UTOPIA DE UMA CIDADE MELHOR??? NÃO.

A Cidade de Assis completará na próxima segunda-feira dia 1º de Julho, 108 Anos. Sendo assim, queremos parabenizá-La desejando sobre ela as mais ricas bênçãos de Deus, sobre toda cidade e seus habitantes, nos seus mais diversos seguimentos. Sobre as famílias, suas autoridades Eclesiásticas, Militares, Civis, Políticas e demais.
A Palavra de Deus diz em Jr.29:7 “Procurai a paz da cidade para onde vos fiz transportar; e orai por ela ao Senhor, porque, na sua paz, vós tereis paz.” O texto faz menção a Babilônia, para onde os judeus tinham sido levados cativos. Não diferente, devemos também fazer o mesmo pela cidade de Assis, que, mesmo não estando cativos como na ocasião dos judeus, almejamos a Paz para nossa cidade.
Todos desejam que Assis seja uma cidade próspera, abençoada, que lute contra a corrupção, com menor criminalidade, com cidadãos dignos de uma vida honrada, sem injustiça, lutando contra a prostituição, contra o tráfico, contra a imoralidade e tudo aquilo que desencadeia em uma cidade indesejada.
Anelamos um lugar onde seus habitantes sejam respeitados, valorizados, e que sem dúvida, os valores morais e éticos mantenham-se em pé, que Deus seja nela glorificado por um povo que o busque com o desejo de por Ele ser guiado.
ISSO NÃO É UTOPIA. Sabemos que utopia diz respeito a um lugar ou situações onde tudo é perfeito, contudo, perfeição mesmo somente no Céu. Mas desejamos sim ver uma cidade transformada não só para a população atual, como também para as próximas gerações, uma cidade que seja referencial para outras. Mas para isso, sejamos agentes transformadores, que lutem pelo mesmo ideal, que avencem rumo ao mesmo foco.
A Palavra de Deus diz: “... agindo Deus quem impedirá?” (Is.43:13) Devemos buscar o favor do Senhor, a graça Dele em prol de Assis. Oremos pela nossa cidade, procuremos a sua paz, o retorno é sem dúvida um benefício próprio.
Que Deus abençoe a Cidade de Assis, e expresso meu desejos por todas as demais Cidade também..