Páginas

sábado, 16 de novembro de 2013

ALEGRIA, VOCÊ TEM?

Somos dotados de sentimentos, e diversos. Há quem fique triste, arrependido, convicto, inseguro, ou seguro, com medo, ódio, raiva, rancor, desespero, amor, alegria, etc.
A Carta de Paulo aos Filipenses é denominada a “Epístola da Alegria”. Essa carta foi escrita na prisão e embora isso pudesse contribuir para escrever palavras que expressassem sentimentos de tristeza e angústia devido o locar da escrita, vemos o contrário, já que palavras relacionadas a alegria aparecem 21 vezes no decorrer de tão somente 4 capítulos.
Muitas pessoas procuram de tudo para serem felizes. Buscam a alegria nas drogas, nos prazeres carnais, no dinheiro, na fama, entre outas coisas, mas não sabem que a verdadeira alegria que proporciona felicidade ao coração do homem não está ligado a nada disso. Embora isso possa proporcionar certo prazer, não se compara com a verdadeira e plena ALEGRIA que vem de Deus, do Senhor Jesus. Tão somente em Cristo o homem pode preencher o vazio que há em seu coração.
Isso não significa que o cristão não sofra, ou não fique triste. Na verdade, é que a alegria que vem de Cristo, não depende das circunstâncias, isto é, o verdadeiro cristão, não precisa que tudo de certo para ser feliz, pois Jesus é melhor do que tudo, Ele é o suficiente, que por sua vez concede o que cada cristão precisa.
Em Fp.4:4 está escrito, “Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos”. Embora a carta esteja sendo escrita de uma prisão, a alegria é um tema predominante. A alegria de Paulo está baseada no seu relacionamento com Cristo. Os cristãos precisam aprender a confiar em Jesus e saber que mesmo nos momento mais difíceis, Cristo está reinando.
A Alegria não pode ser um resultado de circunstâncias exteriores, mas da força interior que vem de Deus. Podemos relembrar o que disse o profeta Habacuque: Hb.3:17-18 “Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide, ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimentos, ainda que as ovelhas da malhadas sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado; Todavia eu me ALEGRAREI no SENHOR; exultarei no Deus da minha salvação.
A Bíblia diz que podemos nos alegrar até mesmo nas aflições como está escrito em 1Pe.4:12 “Mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo, para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e alegreis.
É por isso que no último capítulo Paulo menciona sua total dependência de Deus quando diz: Fp.4:10-13 “Ora, muito me regozijei no Senhor... Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho. Sei estar abatido, e sei também ter abundância, em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade. Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece”
Portanto, se você quer a verdadeira alegria, entregue-se a Jesus e alegre-se, mas alegre-se no Senhor. 
Deus abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário