Páginas

terça-feira, 23 de setembro de 2014

A MÁ ADMINISTRAÇÃO DA VIDA CONCERNENTE AO TEMPO

O mau uso do tempo tem refletido em todos os seguimentos da vida, seja profissional, familiar, na área da saúde, e sem dúvida na vida espiritual. As pessoas vivem sempre atarefadas correndo contra o tempo em caráter de emergência, o que acarreta em uma vida desequilibrada em suas múltiplas áreas de atividades.
Tendo como propósito analisar esta verdade no âmbito espiritual, pode-se questionar, até que ponto a má administração da vida em relação ao tempo tem afetado a vida cristã?
O que se tem presenciado é um gasto exagerado do tempo com aquilo que não é vital, sendo então desprezado aquilo que de fato é essencial para a vida cristã. A Bíblia traz um bom exemplo quando fala sobre Maria, irmã de Marta e Lázaro, que escolheu estar junto de Jesus para aprender de seus ensinamentos, enquanto sua irmã Marta estava atarefada demais. Acerca de Maria foi dito que ela escolheu a melhor parte. O que Marta estava fazendo não era pecado, mas o fato de não fazer o que é preciso, pode-se acarretar no pecado da omissão, isto é, deixar de fazer o que Deus requer de cada vida. Deus se importa mais em que você é, do que aquilo que você faz.
O tempo que passa não volta mais. O presente constantemente se torna passado. É preciso uma vida bem administrada em relação ao tempo. Faça bom uso do tempo que lhe é dado, descartando o que não é proveitoso e favorecendo o que é edificante.
A falta de disciplina é sem dúvida um fator que contribui grandemente para o desperdício do tempo. Para que isso seja solucionado é necessário uma análise das atividades, pois aquilo que é fundamental deve ser levado em consideração na lista de atividades diárias, ou até mesmo concernente a atividade semanal, mensal e anual.
  Corre-se o risco de desprezar aquilo que é importante em troca do que é passageiro e vão. Se esforce por aquilo que é permanente. Não se pode negligenciar valores que tem resultados não só temporal, mas principalmente eternos, e a vida cristã é um deles.
Quando muitos são questionados sobre o porquê não vão à Igreja, ou não oram e não leem a Bíblia, é muito comum responderem: “Eu não tenho tempo, estou trabalhando muito”, e continuam conduzindo a vida de maneira desagradável aos olhos do Senhor, pois dizer tais coisas é o mesmo que dizer: “Não tenho tempos para Deus. Ou seja, sua lista de prioridades estão irregulares perante Deus e sua Palavra.
John Maxwell aborda em seu livro “O Livro de Ouro da Liderança” um capítulo cujo título é: “Não administre seu tempo, administre sua vida.” A ideia relatada está na verdade de que não se deve administrar o tempo em si, uma vez que o tempo é igual para todos, contendo vinte e quatro horas, levando em consideração que não importa o que faça, o tempo diário continuará sendo de vinte quatro horas, portando, conclui-se que a administração não está no “tempo”, mas na pessoa. “Por isso ele afirma, não administre seu tempo, administre a si mesmo.” Ainda é ressaltada a seguinte verdade: Se você não fizer a sua agenda, outros a farão por você. O poeta Carl Sandburg diz: “O tempo é a moeda mais valiosa de sua vida. Você, e só você, pode determinar como essa moeda será usada. Tome cuidado para não permitir que outras pessoas a usem em seu lugar.”
A vida é passageira, e por isso precisa ser administrada com maestria. O Salmista diz no Salmo 90:12 “Faze com que saibamos como são poucos os dias da nossa vida para que tenhamos um coração sábio.” (NTLH) A sabedoria é mais proveitosa que o conhecimento, pois o conhecimento se torna consequência de quem é sábio, mas nem todo conhecedor é realmente um sábio.
A tecnologia ao contrário de proporcionar agilidade para se ter um dia mais produtivo, trazendo como consequência a sobra de tempo, tem feito exatamente o contrário, tem sufocado as pessoas com uma vida de ocupação exagerada. Muito ativismo e pouco tempo de qualidade.
Isto é muito notório a exemplo do uso exacerbado da internet e aparelhos celulares. A sociedade tem sido bruscamente afetada em seu modo de vida, devido à má administração do tempo, que tem trazido consequências terríveis na saúde física e mental das pessoas, afetando de maneira direta a qualidade da vida espiritual daquele que confessa a Cristo como Senhor de sua vida.
Portanto, organize bem sua vida no tocante ao tempo, sem desprezar o que é prioridade, lembrando sempre que nada nesta vida é mais importante do que Deus. Leia a Bíblia, tenha tempo com Deus. A Palavra de Deus diz: “Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas.” (Mt.6:33)
Que Deus derrame Sua Graça sobre todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário