Páginas

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

EU ERA FELIZ E NÃO SABIA

Quantos já disseram, eu era feliz e não sabia? É triste saber que muitos só compreendem o valor de determinadas coisas depois de perdê-las. Muitos dariam tudo para voltar no tempo e mudar certos acontecimentos, como por exemplo: Agradecer a Deus pelo filho ou o cônjuge que teve; quem sabe pela casa, ou o serviço; ou até mesmo o alimento que tinha sobre a mesa. Muitos só não reconhecem que são felizes, porque nunca conheceram de fato a “tristeza”, ou seja, só reclamam do que tem, porque nunca passaram por necessidade.
Não é difícil olhar a nossa volta e observar que existem pessoas que, em muitas ocasiões estão passando por problemas bem piores do que os nossos. Não digo que o sofrimento alheio deve ser o motivo da nossa felicidade, muito pelo contrário, deve ser um ponto de reflexão, para não murmurarmos de “barriga cheia”. Mas infelizmente, muitos só olham o sucesso de alguns, e questionam a Deus do porque “nada” dá certo para eles.
Contudo, também não digo que não devemos almejar dias ou circunstâncias melhores, com certeza sim, no entanto, não devemos desprezar o que Deus nos concede, antes, devemos ter em tudo um coração grato e satisfeito.
Um dos fatores predominantes para a infelicidade, não é a falta de algo, mas a ingratidão. Já que, mesmo tendo tantas coisas, não se dá por satisfeito, antes almeja sempre mais, ignorando tudo o que tem, como se fosse alguém que não tivesse nada.
A ingratidão é algo terrível, porque se trata de algo contrário a vontade de Deus. O Senhor diz em sua Palavra: “Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.” (1Ts.5:18)
O sentimento de insatisfação é algo corrosivo, visto que nada está bom, de tudo o que se tem ou recebe, nada traz contentamento, levando a pessoa a um estado deprimente, sem sabor, sem vida. Devemos ser como Paulo que diz: “Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação.” (Fp.4:11)
É lamentável que a falta de reconhecimento daquilo que se tem, leva muitas pessoas a murmurarem, “entristecendo” o coração de Deus, uma vez que, essa murmuração não passa de um descontentamento do que o Senhor permite enfrentarmos para que os Seus planos se concretizem em nossas vidas. O texto de Rm.8:28 nos traz um grande conforto diante disso, no texto está escrito: “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.”
É claro que não devemos nos conformar com toda essa infelicidade, mas sim procurar uma solução. A maneira como encaramos a vida, tem resultado determinante nesse fator. Assim sendo, entendemos ser necessário deixar de lado a visão pessimista, que só olha os problemas da vida. Ainda que de fato existam as adversidades, encaremo-nas como degraus a serem superados e que nos levarão para circunstâncias melhores. Tenhamos otimismo, não em nós mesmos, mas no Senhor que cuida de nós. Em Mt.6:22-23 “São os olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas. Portanto, caso a luz que em ti há sejam trevas, que grandes trevas serão!”
Portanto, não seja ingrato, murmurador ao ponto de chegar um dia em que diga: EU ERA FELIZ E NÃO SABIA. Antes, “Confia os teus cuidados ao SENHOR, e ele te susterá; jamais permitirá que o justo seja abalado.” (Sl.55:22)
Deus abençoe a todos.

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

AS DECISÕES E SUAS CONSEQUÊNCIAS

“Contudo, muitos dentre as próprias autoridades creram nele, mas, por causa dos fariseus, não o confessavam, para não serem expulsos da sinagoga; porque amaram mais a glória dos homens do que a glória de Deus.” (Jo.12:42-43)
Determinadas escolhas interferem diretamente nas nossas vidas, acarretando em muitas mudanças. Sejam elas muito importantes ou não, mesmo que indiretamente, teremos suas consequências. Por exemplo, o casamento implica em mudanças significativas na vida das pessoas, pois a partir do juramento é uma nova etapa que se inicia, sendo necessário muitas adaptações. 
Diante de tantas decisões na vida, o que dizer quanto à necessidade de servir a Deus?
Deus nos chama a uma vida de relacionamento com Ele, pautada na sua Palavra, isto é, segundo a sua vontade, o que resulta em uma grande mudança de vida.
No texto de Jo.12:42-43 citado acima, vemos o resultado de uma escolha que não agradou a Deus, mas sim os homens, pois mesmo que muitos até creram em Jesus, não queriam perder o status, optaram por agradarem aos homens e não a Deus. O que percebemos é que eles queriam continuar na mesma vida. Uma vez que a escolha de seguir a Jesus lhes implicariam em mudanças, não tomaram a decisão correta, porque eles não queriam ter renúncias.
Precisamos entender que os valores de Deus são os que devem prevalecer em nossas escolhas. São eles que devem nortear nossas decisões. A Bíblia diz: “Há caminho que ao homem parece direito, mas ao cabo dá em caminhos de morte.” (Pv.14:12)
Muitos, em suas vidas, famílias, trabalho, agem da mesma forma. Para não perderem o status ou a vantagem em alguma coisa, acabam ignorando a verdade e abraçando o erro. Seja o que for, em nossa vida, nada pode substituir a vontade de Deus.
O texto ainda menciona que não queriam confessar a Jesus, estavam preocupados com a consequência, mas Mt.10:32-33 diz: “Portanto, todo aquele que me confessar diante dos homens, também eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus; mas aquele que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante de meu Pai, que está nos céus.”
Perguntaram ao Pastor Billy Graham: Por que não se candidata a presidente dos Estados Unidos? Teria grande chance de ser eleito. Ele respondeu: “Não posso baixar o meu nível. Já sou embaixador de Jesus Cristo aqui na terra.” Essa é realmente uma escolha embasada na vontade de Deus.
Outra decisão errada relatada no texto foi que eles amaram mais a aprovação dos homens do que a de Deus. Ou seja, ignoraram inteiramente a vontade do Senhor. Vemos o contrário quando Pedro e João, pressionados pelo sinédrio para não falarem mais no nome de Jesus, decidiram obedecer a Cristo, independente das circunstâncias. Em At.4:18-20 diz: “Chamando-os, ordenaram-lhes que absolutamente não falassem, nem ensinassem em o nome de Jesus. Mas Pedro e João lhes responderam: Julgai se é justo diante de Deus ouvir- vos antes a vós outros do que a Deus; pois nós não podemos deixar de falar das coisas que vimos e ouvimos.
Vale lembrar que nossas escolhas não influenciam tão somente nossas vidas, mas também os que estão ao nosso redor, sejam na família, no trabalho ou em qualquer outro lugar. Sendo assim, muitos também deixam de ser beneficiados pela mudança que deveria acontecer em suas vidas, que resultaria no alcance de outros.
Por exemplo: Ainda que depois de muitos anos, somos resultados das decisões de Lutero na Reforma Protestante. Somos resultados da escolha de Adão no Jardim do Éden. Sobretudo, podemos ser resultados da escolha de Jesus ao ir para Cruz em nosso lugar.
Portanto, que suas escolhas tenham os valores de Deus como resultado final e procure em tudo ter a aprovação de Deus, ainda que tenha a reprovação de todo o mundo.
Deus abençoe a todos.

O QUE FAZER PARA PERMANECER FIRME DIANTE DAS DIFICULDADES?

“e, por isso, estou sofrendo estas coisas; todavia, não me envergonho, porque sei em quem tenho crido e estou certo de que ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele Dia.” 2Tm.1:12
O texto mencionado se encontra na segunda Carta que o apóstolo Paulo escreveu para Timóteo, com o propósito de incentivá-lo a levar avante a obra de Deus. Nesse momento Paulo está preso em Roma e esta é considerada a última carta que ele escreve em seu ministério. Chega até mesmo pedir para que Timóteo vá até ele, mas sem mesmo saber se o verá novamente, pois sabia que estava perto a sua morte. Ainda assim, demonstrou firmeza e postura, como alguém que pode transmitir valores nesta altura da vida, mesmo em meio às circunstâncias que se encontrava. Visto que, incontestavelmente tinha muita experiência para transmitir.
A atitude de perseverança na vida de Paulo era realmente um grande exemplo para o jovem pastor Timóteo, pela grande responsabilidade de pastorear a Igreja de Éfeso. Vemos nas instruções designadas a ele como grandes ensinamentos para nós também, para aqueles que querem permanecer em pé diante das grandes lutas que enfrentamos no dia a dia.
A Bíblia traz inúmeras recomendações de como ficarmos firmes em momentos difíceis, no entanto, à luz do texto que mencionado acima, gostaria de tirar duas lições para o nosso fortalecimento mediante as tempestades da vida.
Para ficarmos firmes diante das adversidades precisamos TER CONVICÇÃO EM DEUS.
A primeira parte do texto diz: “estou sofrendo estas coisas; todavia, não me envergonho, porque sei em quem tenho CRIDO”. Paulo só está firme porque sua vida está ancorada em Deus. Não se colocava na dependência de suas forças, não era ele o motivo da perseverança, mas em quem ele estava Crendo. Ele não está dizendo, eu sei como eu tenho crido; mas em quem eu tenho crido. Deus é a razão de tudo.
A convicção faz com que a pessoa não se renda, mas permaneça constantemente firme no propósito para o qual Deus o chamou. Paulo foi um exemplo de perseverança. Foi apedrejado, preso, acusado, rejeitado, abandonado, desacreditado, desprovido de recursos, chicoteado... Mas nunca abandonou a Cristo. Afirmava: “Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. (Rm.8:35,37)
Paulo, aquém consideramos o maior líder do cristianismo de todos os tempos (depois de Cristo), sofreu muito, ele mesmo relata em 2Co.11:23-28 muitas de suas lutas, mas em nenhuma delas foi derrotado.
Ainda, para ficarmos firmes diante das adversidades precisamos CRER NAS PROMESSAS DE DEUS.
A segunda parte do texto diz: “estou certo de que ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele Dia.” Precisamos nos lembrar das promessas de Deus, e crer que tudo vai dar certo. Deus é fiel para cumpri-las. A fidelidade Dele não falha, e quando estamos convictos disso, toda luta se torna mais fácil de ser enfrentada.
Sobre a fidelidade de Deus, A. W. Pink diz: “A percepção desta bendita verdade nos protegerá da preocupação. Estar cheio de preocupação, ver a nossa situação com prenúncios sombrios, antecipar o amanhã com ansiedade, é ofender a fidelidade de Deus.”
Portanto, para permanecer em pé diante das adversidades da vida, vamos fazer isso, ter convicção em Deus, não importa o que aconteça, já que Ele sempre sabe o que está fazendo. E também continuar crendo nas Suas promessas que nunca falham.
Deus abençoe a todos.

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

O QUE DIZER DOS VALORES ENSINADOS NO COTIDIANO?

Enquanto o mundo caminha em seus delitos e pecados não podemos nos deixar ser levados por ele. O mundo em seu sistema tem tentado difundir seus ensinamentos com o intuito que seja acatado por todos. No entanto, estejamos atentos, pois o que dizer da baixa moral que os meios de comunicação tem transmitido ultimamente?
Muitos estão fazendo uma banalização daquilo que é sagrado. Programas humorísticos que fazem uso de histórias Bíblicas de maneira sarcástica sem o mínimo de respeito por aquilo que muitos creem. Cuspindo na sociedade com suas piadas sujas e infames.
Querem incutir valores sobre a sociedade que estão em contradição aos princípios da Palavra de Deus. Querem desestruturar o sentido verdadeiro da família, tentando prevalecer valores abomináveis aos olhos do Senhor, como se tais atos fossem normais. Querem fazer da mentira a verdade, e tentando transformar a verdade em mentira, entretanto, a Verdade não é relativa, pelo contrário, é imutável. Mas temos certeza de algo, em Gl.6:7 está escrito: “Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará.”
Cabe a cada um rever aquilo que deve perdurar em nosso meio, contudo, tendo como amparo a Verdade Imutável de Deus registrada na Sua Palavra. A Palavra de Deus deve ser anunciada e vivenciada. Cada família precisa assumir o seu papel na educação Bíblica dos seus filhos, ensinando-lhes os valores morais do Senhor que são irreversíveis. Por isso, pais, leiam e meditem na Bíblia Sagrada, façam da Bíblia seu manual de regra de Fé e Prática.
Temos certeza de que a Verdade sempre prevalecerá. Em Mt.24:35 está escrito: “Passará o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão.” Ainda que muitos tentem, ela jamais deixará de existir. Ela tem permanecido há séculos e continuará para sempre. Ela é como Espada (Hb.4:12), como o martelo e como o fogo (Jr.23:29), e todos os seus preceitos hão de se cumprir, Is.55:11 diz: “assim também ocorre com a palavra que sai da minha boca: ela não voltará para mim vazia, mas fará o que desejo e atingirá o propósito para a qual a enviei.” NVI.
Vamos seguir o ensinamento de Jesus que disse: “e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” (Jo.8:32)
Deus abençoe a todos.