Páginas

terça-feira, 8 de outubro de 2013

AOS PROFESSORES

Dia 15 de Outubro comemora-se o Dia do Professor, então, o que dizer daqueles que atuam nesta tão sublime função?
São construtores de pontes pelas quais seus educandos cruzarão. São heróis, sim, heróis porque indubitavelmente tem salvado muitos de um destino incoerente quando os mesmos se atém aos seus ensinos e valores atribuídos.
São formadores de grandes representantes, formadores de todos os demais trabalhos existentes na sociedade. Como uma frase dita na Revista Nova Escola “Tente imaginar um mundo sem professores. É só imaginar um mundo sem nenhuma outra profissão”.
Estão deixando grandes legados. Muitos dos ensinos que estão sendo atribuídos serão lições para toda a vida, que serão indispensáveis nos desafios que surgem, lições que jamais serão esquecidas. Alias, há professores que os alunos jamais se esquecem, porque foram fundamentais em determinados momentos, que deixaram suas marcas pelo seu empenho e dedicação. Seja você professor, a ser lembrado quando a conquista de alguém está relacionada à sua atuação.
São trabalhadores em uma obra inacabável, pois constantemente surgem novos aprendizes. Por isso, é importante ressaltar que não se deve desanimar diante dos percalços da vida. Ainda que o reconhecimento não seja tido por todos, o trabalho realizado jamais perde o seu valor. Ainda que não se dê as devidas honras, o mérito será o êxito do seu trabalho.
Gostaria de citar aqui um poema relevante em relação ao esforço de cada professor. O poema “O Construtor de Pontes”, escrito por Will Allen Dromgoole:

Um velho solitário seguindo pela estrada
Chegou naquela noite fria e desolada
A um precipício, vasto, profundo e imenso,
Pelo qual fluía um rio tão denso.
À luz do crepúsculo o velho atravessou.
O denso fluxo da torrente não o intimidou.
Voltou-se ao chegar ao outro lado, com a certeza
De construir uma ponte sobre tal profundeza.

“Velho”, disse um peregrino que passava ali,
“É desperdício o esforço de cá construir.
Tua jornada finda quando finda o dia,
Mas nunca voltarás a esta cercania.
Cruzaste o abismo – qual é o caso
De construir uma ponte em pleno ocaso?”

Operoso, o velho disse, erguendo a fronte:
“Bom amigo, a razão de construir a ponte”
“É que, depois de minha travessia triunfante,
Há de seguir-me um jovem ou infante.
O abismo que admirei com maravilha
Pode revelar-se a ele como armadilha.
Mas é importante que atravesse o precipício.
Bom amigo, é por ele que faço tal sacrifício.”

Concluo com o entendimento de que devem exercer com apreço e estima aqueles que são vocacionados para esse excelso exercício, que são chamados para essa grandiosa obra. A Palavra de Deus diz em Rm.12:6-7 “De modo que, tendo diferente dons, segundo a graça que nos é dada:... ...se é ensinar, que haja dedicação ao ensino;”. Assim sendo, que cada professor seja capacitado e ensinado pelo Supremo Mestre, por Aquele que diariamente nos conduz, ou seja, Jesus Cristo.
Parabéns e que Deus abençoe todos os Professores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário