Páginas

terça-feira, 9 de setembro de 2014

PERDÃO

Lidar com o perdão para alguns pode ser algo muito difícil. É fato que todos desejam ser perdoados quando praticam algo errado e por sua vez reconhece o seu erro, mas o que dizer da necessidade de perdoar alguém que fez algo contra nós?
Sabemos que quanto maior a ofensa, maior também é a ferida na alma e mais difícil se torna o ato de perdoar alguém. Talvez para alguns, a verdade que quero transmitir através deste texto pode ser nova, e um tanto desagradável de ouvir dependendo da realidade em que se encontra. Embora possa ser um ensinamento novo para alguns, já é bem antigo porque se trata de um ensinamento Bíblico.
A verdade que quero dizer é que todos nós devemos perdoar aqueles que nos ofenderam, independente do que causaram, por mais difícil que isso possa ser, caso contrário, nós não teremos o perdão de nossos pecados, e se assim for, não seremos salvos, por não colocarmos em prática a verdade Bíblica. Esta é uma ordem expressa na Palavra de Deus dita pelo próprio Cristo.
Na própria oração do Pai Nosso, uma oração que muitos costumam fazer, encontramos esta verdade quando diz: “e perdoa- nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores;” (Mt.6:12) Ainda nos próximos versos diz: “Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará; se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas.” (Mt.6:14-15)
A Palavra de Deus também diz em Mc.11:25-26 “E, quando estiverdes orando, se tendes alguma coisa contra alguém, perdoai, para que vosso Pai celestial vos perdoe as vossas ofensas. Mas, se não perdoardes, também vosso Pai celestial não vos perdoará as vossas ofensas.”
Sabemos que existem momentos que somos gravemente ofendidos, muitas vezes com palavras ou no próprio físico, de maneira que jamais merecíamos, trazendo consequentemente uma mágoa, rancor e sentimentos desagradáveis em relação a determinada pessoa, contudo, por mais duro que seja, os princípios de Deus não são iguais ao do mundo, onde se planeja vingança, dar o troco, pagar com a mesma moeda; e também não basta fingir que a pessoa não existe, é preciso perdoar.
A palavra perdão vem do grego αφιημι (aphiemi) que tem como significado: “enviar para outro lugar, mandar ir embora ou partir, deixar, expelir, abandonar, negligenciar, deixar de lado uma dívida, perdoar, não guardar mais.” De modo que em muitas passagens da Bíblia traduzidas para o Português usa-se a palavra “deixar”, que é a mesma palavra no Grego para perdoar. O que acontece é que quando uma pessoa diz que perdoou, mas ainda guarda mágoa ou rancor, não houve um perdão verdadeiro e sincero, mas tão somente da boca para fora, pois é preciso abandonar, deixar aquela ofensa ir embora, a tal ponto que não haverá mais ressentimentos.
 Assim como Deus nos perdoa de todo e qualquer tipo de pecado quando há um sincero arrependimento, Deus requer de nós que perdoemos também o próximo, caso contrário não seremos perdoados. Esse ensinamento é muito claro quando observamos a Parábola do credor incompassível ensinada por Jesus, registrada em Mt.18:23-35.
Se quisermos realmente ter o perdão de Deus, que é extremamente importante, precisamos também perdoar. Deus nos perdoou por sermos culpados pela morte de Cristo Seu Filho, quando foi morto na cruz, assim também, espera que façamos o mesmo. Em Ef. 4:32 diz: “Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou”
Deus jamais iria requerer algo de nós, se não fôssemos capazes de realizar, e por mais que isso pareça impossível, devemos nos colocar na total dependência de Deus, para que através da Sua graça possamos colocar essa verdade em prática, isto é, perdoar o próximo. 
Que a Graça de Deus seja sobre todos.

Um comentário:

  1. È isso ai Mano, temos que perdoar o próximo para que possamos também mergulhar na imensa misericórdia de Deus Pai..
    Deus abençoe sempre seu ministério

    ResponderExcluir