Páginas

terça-feira, 30 de setembro de 2014

O CRISTÃO E A POLÍTICA

Falar de política pode ser algo desagradável para alguns. Vivemos um período em que a credibilidade política não tem agradado a sociedade no contexto geral. Contudo, seria esse um assunto a ser desprezado e rejeitado, ao ponto de ser ignorado e deixado de lado? Precisamos entender que não, uma vez que a Palavra de Deus traz a nós ensinamentos sobre determinada questão, se torna com certeza um assunto digno de nota.
Embora não encontramos a palavra Política na Bíblia, são bem claros os seus ensinamentos acerca das autoridades constituídas, abordando também o papel de todo Cristão relacionado a este ensinamento.
Cabe ressaltarmos aqui que nenhum cidadão do bem, que seja honesto e conhecedor da verdade deve negociar o seu voto. Tão errado quanto o candidato que compra os votos, são aqueles que consentem e fazem uso de determinada oportunidade para benefício próprio. Afinal, tal atitude é fruto do estado corrompido do homem, o que por sua vez é corrupção.
Não devemos desperdiçar o nosso voto. É preciso fazer uma análise criteriosa em quem pretendemos votar, para depois colocarmos em prática tal decisão. Alguns critérios são fundamentais, tais como: Os princípios que norteiam a vida de determinado candidato, seu histórico de vida, seus projetos de governo, sua postura perante valores que entendemos ser imutáveis para sociedade, etc. Se quisermos de fato protestar, a melhor maneira é usando de maneira adequada o nosso voto.
Não são poucos os textos bíblicos que abordam ensinamentos concernentes a política na Bíblia. Porém, entre tantos textos, gostaríamos de destacar aqui o que Paulo descreve aos Romanos em sua carta no capítulo treze.  
“Todos devem sujeitar-se às autoridades governamentais, pois não há autoridade que não venha de Deus; as autoridades que existem foram por ele estabelecidas. Portanto, aquele que se rebela contra a autoridade está se colocando contra o que Deus instituiu, e aqueles que assim procedem trazem condenação sobre si mesmos. Pois os governantes não devem ser temidos, a não ser pelos que praticam o mal. Você quer viver livre do medo da autoridade? Pratique o bem, e ela o enaltecerá. Pois é serva de Deus para o seu bem. Mas se você praticar o mal, tenha medo, pois ela não porta a espada sem motivo. É serva de Deus, agente da justiça para punir quem pratica o mal. Portanto, é necessário que sejamos submissos às autoridades, não apenas por causa da possibilidade de uma punição, mas também por questão de consciência.” (Rm.13:1-5)
Segundo o texto abordado acima, as autoridades constituídas são instituídas por Deus.
Precisamos acreditar e descansar na soberania de Deus que de maneira perfeita e harmoniosa controla a História. Deus não fica a mercê dos homens para ver se vai dar certo os seus planos. Antes, tudo caminha de acordo com O Seu perfeito querer.
Paulo não está fazendo uma defesa dos magistrados injustos, pois tais darão conta diante de Deus se não cumprirem com seu dever. Uma vez que estão ocupando determinada função, tem a responsabilidade de executá-la com temor e dedicação.
Porém, alguém pode perguntar: Como pode algumas autoridades serem constituídas por Deus e fazerem tanta coisa errada? Precisamos entender que, embora Deus tenha permitido que tais cheguem ao poder, Ele não consente com seus erros, mas tudo tem um propósito dentro do Seu Supremo Governo, pois Ele é O Todo Poderoso, O Rei dos reis que tudo Rege com absoluta perfeição.
Lembramos do que Jesus disse a Pilatos que tinha a autoridade terrena de crucificar O Cristo. “E entrou outra vez na audiência e disse a Jesus: De onde és tu? Mas Jesus não lhe deu resposta. Disse- lhe, pois, Pilatos: Não me falas a mim? Não sabes tu que tenho poder para te crucificar e tenho poder para te soltar? Respondeu Jesus: Nenhum poder terias contra mim, se de cima te não fosse dado; mas aquele que me entregou a ti maior pecado tem.” (Jo.19:9-11)
Os governantes tem o dever de promover o bem e prevenir o mal, caso contrário, darão contas a Deus. E por sua vez, cada cidadão tem como responsabilidade contribuir para o bom andamento de sua cidade e nação. Por isso, compete a todo cristão interceder pelas suas autoridades e pela sua cidade em todos os seus segmentos. A Bíblia diz: “Procurai a paz da cidade para onde vos fiz transportar; e orai por ela ao SENHOR, porque, na sua paz, vós tereis paz.” (Jr 29:7) 
Que Deus nos abençoe e nos dê sabedoria em todas as nossas decisões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário