Páginas

terça-feira, 6 de agosto de 2013

DIA DOS PAIS - VALORES IMPRESCINDÍVEIS

No próximo Domingo comemora-se o DIA DOS PAIS, vamos refletir um pouco sobre essa figura tão importante chamada PAI. A convivência social hoje não é a mesma que alguns anos atrás. Isso tem tido um resultado que não é bom para a família. Com o avanço da tecnologia, acesso a internet, programas atrativos, entre outras coisas; o diálogo e a união tem perdido terreno no seio familiar. Uma realidade que precisa ser revista para que determinados valores imprescindíveis não venham se perder.
Os pais tem um papel importantíssimo na formação de seus filhos, e não devem desprezar esse privilégio delegando suas funções a terceiros. Faça de tudo para aproveitar cada momento, cada etapa, pois são extremamente relevantes para a boa formação nos diversos segmentos que uma criança irá enfrentar.
Os pais precisam ter diálogo aberto com seus filhos, pois se eles não ensinarem o que é certo, o mundo ensinará a eles o que querem. Josh McDowell diz em seu livro, A diferença que o pai faz: “A comunicação positiva e eficaz entre pai e filho produz um relacionamento saudável. Quando não há diálogo entre pais e filhos, o relacionamento familiar tende a ser doentio, trazendo consequências infelizes, pois cessam as possibilidades de um relacionamento satisfatório, os recursos para enriquecer um ao outro acabam não podendo ser compartilhados, a alegria do companheirismo e o trabalho em equipe não são experimentados, e a provisão para curar quando ocorrem mágoas ou algum mal entendido, não tem lugar.”
É preciso entender que presente não substitui presença. Por isso, a presença do pai é fundamental. Ainda, o bom pai não é aquele diz sim para tudo o que o filho pede, pois a resposta “não” faz parte do aprendizado de valores e da realidade que pode ser revelada um dia.
Outro ponto essencial a ser observado é que o pai é exemplo em tudo o que faz. É comum os filhos se espelharem em seus pais e querer ser como eles quando crescerem. Por isso, dê bom testemunho, pois seu filho está de olho em você aprendendo tudo com seus atos. Vale apena responder essa pergunta. No que diz respeito ao caráter, fidelidade, vida com Deus, entre outras coisas, seu filho pode ser igual você quando crescer? A sua resposta revelará muitas coisas.
O pai tem a grande responsabilidade de transmitir ao filho os valores da vida, valores esses que se encontra na Palavra de Deus. A Bíblia diz em Pv.22:6 “Instrui o menino no caminho em que deve andar, e, até quando envelhecer, não se desviará dele.” Vale lembrar também que há ocasiões que o verdadeiro pai não é o pai biológico, mas aquele que o é no exercício para com a criança.
Um ponto a ser relembrado e que não pode ser mal interpretado, pois precisa ser analisado a luz da palavra de Deus, é o que está escrito em Pv.23:13-14: “Não deixe de corrigir a criança. Umas palmadas não a matarão. Para dizer a verdade, poderão até livrá-la da morte.” (NTLH). A correção faz parte da educação de uma criança, e deve ser feita com total amor ao filho com a intenção de abençoá-la, quem ama não espanca, educa.
Lembre também que nenhum filho é igual ao outro. Não podemos educá-los de maneira igual, quando na verdade, muitas vezes, um irá exigir mais do que o outro, não no que diz respeito ao conteúdo, mas na maneira como se aplica esse conteúdo. A Bíblia nos ensina muitas coisas em relação à educação dos filhos. Por isso, devemos observá-la atentamente.
John Maxwell disse algo interessante: “Já se disse que aprender com seus próprios erros é sinal de sabedoria. Se mais sábio, porém, é quem aprende com os erros dos outros, o maior sábio de todos é aquele que aprende com o sucesso.” Não erre na educação dos seus filhos como muitos já fizeram, existem coisas que são irreversíveis.
Parabéns a todos os pais e que Deus abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário